A convite da Câmara Municipal do Porto, o BUILT CoLAB vai participar nas sessões de apresentação do Índice Ambiental do Porto, que vão decorrer em outubro na AICCOPN, na Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte, e na Ordem dos Engenheiros Região Norte.
Nestes eventos, o BUILT CoLAB emitirá um comentário na ótica do setor AEC, refletindo nos objetivos e no potencial de utilização do Índice Ambiental do Porto, que pretende ser uma ferramenta estratégica para a sustentabilidade urbana.
O Índice é um sistema voluntário de qualificação ambiental e energética de edifícios, permitindo aos donos de obra aceder a benefícios relevantes, tais como:
. Obtenção de certificado e distintivo Índice Ambiental do Porto;
. Redução de encargos urbanísticos;
. Majoração do índice de edificabilidade em áreas de blocos isolados de implantação livre e em áreas de atividades económicas tipo II.
Previsto no Plano Diretor Municipal do Porto desde 2021, e em linha com os objetivos ambientais definidos para a cidade, este mecanismo visa estimular práticas de construção sustentável, avaliando os projetos em quatro domínios fundamentais: energia, infraestrutura verde e biodiversidade, égua e drenagem sustentável, economia circular e carbono.
O Regulamento e a Calculadora do Índice Ambiental estão em consulta pública até ao dia 12 de novembro de 2025 e podem ser consultados aqui.
A participação nos eventos de apresentação é gratuita e aberta a todos os interessados, mas de inscrição obrigatória:
. Dia 7 de outubro – AICCOPN – informações e inscrições aqui.
. Dia 16 de outubro – Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte– informações aqui.
. Dia 29 de outubro, na Ordem dos Engenheiros Região Norte – informações e inscrições aqui.
