O BUILT CoLAB funciona numa ótica de Intensive Innovation Groups (IIGs) que, agregando conhecimento e acelerando a inovação, capitalizam a relação com os agentes do sector AEC.
O DigiTT centra-se na melhoria das operações convencionais no contexto da construção e do ambiente construído.
O DigiTransition tem como principal objetivo acelerar a transição digital das empresas ligadas ao ambiente construído.
O CertBIM visa assim apoiar a estruturação de conteúdos orientados para a normalização de processos relacionados com BIM.
O CircularDynamics pretende contribuir para a implementação de modelos de economia circular no sector da construção
O IoTASK converte equipamentos “pouco inteligentes” e “desligados” em sistemas inteligentes, digitais e conectados.
O projeto AUTOMATION tem como objetivo a criação de uma Arquitetura de Sistema de Otimização e Digital Twin que permite monitorizar e controlar em tempo real as atividades de construção (utilizando qualquer dispositivo portátil), ao mesmo tempo que fornece constantemente ao utilizador várias alternativas correspondentes à distribuição ótima de recursos ao longo de todas as fases de um projeto de construção.
A realidade virtual e aumentada tem sido progressivamente utilizada em todas as indústrias e tem um grande potencial na indústria AEC. No BUILT CoLAB, pretendemos desenvolver soluções inovadoras de apoio ao design digital colaborativo, construção virtual e gestão aumentada do ambiente construído.
O projeto SMILE visa desenvolver um ambiente digital para gerir os dados dos edifícios, ligados ao BIM e ao IoT. Este ambiente digital vai integrar um motor de inteligência para otimizar a operação, exploração e gestão de edifícios - Optimization for Buildings.
Os Diários de Construção são modelos de informação de edifícios, que melhoram o acesso à informação dos Gestores de Instalações (FMs) ou outros responsáveis pela gestão de edifícios, permitindo-lhes melhorar o funcionamento do seu edifício. Especificamente, fornecem um local para registar o desempenho energético em curso, o que deve ajudar a melhorar a eficiência energética - um Buildong Logbook.
Para promover a inovação em regiões menos desenvolvidas, que é uma das prioridades estratégicas nacionais, o BUILT CoLAB vai analisar a criação de um IIG focado no Alentejo. Vários programas de financiamento podem apoiar a criação de tal iniciativa, que deverá incidir na formação e modelação e simulação digitais.
Este IIG tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma de colaboração para a indústria, baseada no software Trimble Connect. O BUILT CoLAB implementará um “frontend” específico e desenvolverá alguns modelos para adaptar a plataforma de colaboração aos padrões e diretrizes existentes. A plataforma será distribuída no setor, para promover a colaboração digital e práticas inovadoras de gestão de documentos.
Uma utilização em evolução para scanners a laser é a implementação dinâmica de digitalizações para avaliar as fases de construção. O termo "scan-to-BIM" é usado para todas as aplicações de digitalizações que carregam dados diretamente nos esquemas BIM.
Atualmente, os projetos de design estão a tornar-se mais complexos, e o número de elementos e diferentes componentes tende a aumentar. Isto leva a custos de construção crescentes, que podem ser otimizados.
Este IIG responderá à crescente procura de uma plataforma de licenciamento eletrónico para os municípios, que apoiará os processos de ciclo de vida do projeto de construção.
Este IIG centra-se nos desenvolvimentos existentes, iniciados por Ruben Santos na sua tese de doutoramento (supervisionada por António Aguiar Costa e José Silvestre)*. O trabalho original criou um plugin para o Revit calcular o LCA de um edifício.
O Positiv Building Technology tem como objetivo criar uma metodologia de design modular inteligente e inovadora, baseada em Building Information Modelling (BIM) e abordagens paramétricas.
Rua de Campo Alegre, 760
4150-171 Porto
E-mail. info@builtcolab.pt
Subscreva a newsletter e fique a par de todas as novidades