O Built

/
O Built
BUILT CoLAB – O Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro.

Quem Somos

O BUILT CoLAB tem como objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento, tendo em vista o aumento da produtividade, competitividade e crescimento sustentável do ecossistema do setor AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, promovendo a transformação digital e ambiental dos edifícios e infraestruturas, tornando-os adaptáveis, inteligentes, resilientes e sustentáveis.

O BUILT pauta-se, por isso mesmo, pela sua abordagem “Technology to Market” elevando níveis os estados de maturidade de tecnologias para produtos e serviços.

Agrega os centros de saber, a indústria e os utilizadores finais num ambiente colaborativo, promovendo um modelo de criação comum que irá contribuir para a transformação do ambiente construído do futuro. Desenvolverá a sua atuação em parceria com redes nacionais e internacionais de referência, de forma a adotar as melhores tendências e práticas tecnológicas, posicionando-se como incubador e demonstrador da sua maturidade, tendo em vista a diminuição do risco de transferência de conhecimento e tecnologia que irá funcionar como alavanca para novas abordagens de mercado.

O âmbito de atuação do BUILT CoLAB é o ambiente construído como um todo considerando os distintivos tipos de edifícios e infraestruturas, incluindo infraestruturas de transporte de energia e do ciclo da água. A sua agenda de I&D abrange o ciclo de vida do ambiente construído, incluindo arquitetura, design e fabricação data driven, promovendo a digitalização de todo o ecossistema assente na metodologia BIM e nas tecnologias que promovam a utilização do digital twin em ambiente de fábrica ou estaleiro, na gestão e manutenção de infraestruturas e edifícios e, finalmente, desconstrução e reciclagem.

A contribuição para o renascimento industrial do futuro assenta também na promoção da modularização da construção de edifícios desde a fase do design, integração da robotização e impressão 3D na produção em fábrica, terminando no desenvolvimento de tecnologias inovadoras de montagem em obra.

O BUILT CoLAB surge também como braço armado do Cluster AEC em tudo que é o desenvolvimento do conhecimento e da investigação científica. Cumpre por isso a importante missão de agregar o conhecimento para usufruto e valorização do sector.

Beneficiando de uma vasta rede nacional de outros Laboratórios Colaborativos, abrem-se também possibilidades muito significativas de iniciativas multidisciplinares numa abordagem orientada à missão como por exemplo a resiliência, a transição digital ou a transição energética.

Clusters para a Competitividade e Internacionalização

O BUILT CoLAB tem uma ligação umbilical ao Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, e uma ligação muito próxima com o Cluster Ferrovia, funcionando como a entidade que dinamiza todo o esforço de modernização tecnológica dessas áreas. O Cluster AEC e o Cluster Ferrovia são dois dos três clusters a assinar o Pacto Sectorial para a Competitividade e Internacionalização com o ministério da Economia e da Transição Digital, em Março de 2020.

Estes clusters selecionados assinaram os pactos sectoriais que têm como objetivo mobilizar a sociedade civil para uma estratégia e missão comuns, associadas às dinâmicas de trabalho em rede, indutoras do desenvolvimento de iniciativas colaborativas orientadas para a concretização de objetivos comuns. O Cluster AEC é uma plataformas agregadora de conhecimento e competências e assume um papel central na política industrial e na economia portuguesa, tendo vindo a contribuir de forma notável para o reforço da competitividade do País.

O Cluster AEC assenta a sua estratégia numa missão e visão que privilegia a aposta na IDI e na internacionalização como principais motores da competitividade do sector da arquitetura, engenharia e construção a nível nacional, procurando sobretudo fomentar relações e sinergias entre os diversos atores do sector e em toda a cadeia de valor.