/
/
BUILT CoLAB implementa em ambiente real desenvolvimentos efetuados para o projeto INTENT

BUILT CoLAB implementa em ambiente real desenvolvimentos efetuados para o projeto INTENT

instalação projeto intent
Partilhar Notícia

O BUILT CoLAB está na fase final de implementação dos seus desenvolvimentos no âmbito do projeto INTENT.

O INTENT é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que tem como objetivo investigar o uso de Bender Elements para monitorizar a condição de pavimentos e o BUILT CoLAB desenvolveu as condições necessárias para os testes a realizar em ambiente real.

Para isso, a equipa do BUILT CoLAB desenvolveu a arquitetura de monitorização necessária, que permite a realização de aquisições de dados imediatas ou agendadas, e de forma remota. Este sistema coordena logicamente todos os equipamentos envolvidos no processo de aquisição: um gerador de sinal, um osciloscópio, uma plataforma de relés controlada por um microcontrolador para comutação da transmissão do sinal entre os vários pares de sensores Bender Element emissores, amplificadores de emissão e receção ligados a uma tomada inteligente para gestão remota e controlada da alimentação elétrica, um sensor ambiental e sensores de inércia do tipo SmartRock.

Este sistema foi instalado em ambiente real, no local a monitorizar, uma pedreira da Mota-Engil em Penafiel, que permite a monitorização contínua do comportamento estrutural do solo granular em condições reais, assim como a correlação com o tráfego intenso de veículos pesados (sobretudo camiões) que circulam no trecho experimental.

Esta operação de instalação foi um sucesso e contou com o esforço conjunto e coordenado de todas as entidades envolvidas no projeto: o BUILT CoLAB, o Instituto Superior Técnico, a Universidade Lusófona, a Universidade do Minho, a Mota-Engil e o LNEC.

O BUILT CoLAB fez a instalação integral do sistema orquestrador que desenvolveu, e que incluiu:

  • A montagem e configuração de todos os equipamentos (com apoio da Universidade do Minho na instalação do sistema de amplificação)
  • A ligação física de todos os sensores aos respetivos módulos de aquisição
  • A integração com o datalogger
  • A montagem do abrigo técnico, incluindo a climatização através de sistema de ar condicionado
  • A gestão do fornecimento de energia elétrica e conectividade à rede.

Esta infraestrutura instalada está agora apta a realizar recolhas sistemáticas e automáticas dos dados em tempo real, fornecendo as bases para uma caracterização contínua da resposta das camadas granulares locais. Os primeiros resultados entretanto adquiridos são animadores e revelam a capacidade do sistema para captar sinais coerentes e compatíveis com os resultados laboratoriais previamente obtidos.

Os dados recolhidos permitirão, nas próximas fases, realizar análises detalhadas, calibrações cruzadas com ensaios de campo, e alimentar modelos interpretativos e preditivos com base em Inteligência Artificial.

Nos próximos meses iremos partilhar no nosso website informação mais específica de todo o trabalho desenvolvido. Fique atento!

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.