Vanessa Tavares Head of Sustainability do BUILT CoLAB foi uma das especialistas convidadas pela hori-zonte para o workshop multidisciplinar “ReThink Lisboa: Climate & Regeneration Proposal 2030” que decorreu durante o 9º Archi Summit no Hub do Beato.
Juntamente com Adrian Krężlik, Catarina Viana, Daniel Casas Valle, Diogo Lopes Teixeira, Filipe Duarte Santos, Inês Lobo, João Castelo Branco, Manuel Aires Mateus, Paulo Palha, Teresa Leaão, e Vasco Appleton, foram discutidos os desafios climáticos de Lisboa para em conjunto desenvolverem propostas para um futuro urbano mais sustentável e regenerativo.
O objetivo final foi a criação de um plano de ação para a cidade de Lisboa focado nas medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Para isso, o grupo fez um diagnóstico sobre as medidas que têm sido implementadas, tendo concluído que o problema não reside na ausência de planos, mas na sua escassa implementação. Também se verificou que há fatores que estão demasiado enraizados, como a “excessiva dependência do automóvel”, a “escassez de vegetação urbana” ou a “fraca ventilação em certas zonas da cidade”.
Nesse contexto foi elaborado um conjunto de recomendações, tais como:
- estabelecimento de metas concretas a curto, médio e longo prazo, bem como criação de etapas e linhas de execução;
- incentivo à existência de edifícios que tenham infra-estruturas ecológicas, nomeadamente que retenham água, gerem energia e proporcionem conforto térmico ou contacto com o espaço público;
- investimento na renaturalização do espaço urbano com mais vegetação autóctone e cobertura verde;
- ter em consideração projetos urbanos experimentais e protótipos, sugerindo-se que se promovam essas iniciativas nos planos diretores municipais ou que possam ser testados à “escala de bairro”;
- projetar a requalificação de infra-estruturas e edifícios na cidade com base em dados climáticos, para que sejam mais resistentes ao clima do futuro.
Este conjunto de recomendações foi já entregue, no final do Archi Summit, à Câmara Municipal de Lisboa, esperando-se que possa apoiar na implementação de políticas e ações para a cidade.
Com esta participação o BUILT CoLAB dá mais um contributo para um Ambiente Construído mais sustentável.