Para isso, o piloto Minus-E desenvolverá uma plataforma web, fácil de usar (acessível tanto em computadores como em dispositivos móveis), para monitorizar e gerir o consumo de energia e respetiva proveniência (rede vs. comunidade de energia). As principais funcionalidades incluem ferramentas impulsionadas por Inteligência Artificial, como um modelo de previsão de consumo de energia em tempo real baseado em dados e um chatbot personalizado (suportado por um Modelo de Linguagem Grande (LLM) personalizado) para fornecer dicas de poupança de energia adaptadas aos utilizadores, utilizando dados históricos de consumo dos moradores e de produção das instalações fotovoltaicas.
A colaboração com os moradores do Bairro de Agra do Amial e com a Agência de Energia do Porto garante que o Minus-E é adaptado aos desafios específicos que estas comunidades enfrentam, visando combater a pobreza energética através de tecnologia acessível.
O projeto arrancou com uma avaliação abrangente das necessidades, seguindo-se o desenvolvimento do software e respetivos testes, culminando num programa piloto onde os moradores testarão a plataforma e fornecerão feedback para melhorar a sua utilização.
O Minus-E capacita as comunidades marginalizadas, oferecendo uma solução escalável que pode ser adaptada a outros bairros, promovendo a sua sustentabilidade a longo prazo e o fomento da literacia energética. O impacto esperado do Minus-E é significativo, particularmente na promoção da literacia energética, na maximização do aproveitamento da energia renovável produzida localmente e na redução de custos para famílias de baixos rendimentos.

Parceiros
Desenvolvido em colaboração com organizações locais: a Agência de Energia do Porto, Porto Digital e a Domus Social.
Sobre o CommniCity
O projeto tem uma parte significativa do seu orçamento alocado a financiamento em cascata e, em três momentos distintos, diferentes cidades identificaram desafios que foram transformados em concursos para diferentes pilotos. O BUILT CoLAB venceu três do Município do Porto (com diferentes entidades), o D-Power, o CoolScape e o Minus-E, e um do Município de Matosinhos, o Green Lessons.