/
/
BIM nas Autarquias – Guia Compreensivo para a Implementação do BIM

BIM nas Autarquias – Guia Compreensivo para a Implementação do BIM

Guia Implementação BIM nas Autarquias

Foi publicado o documento “BIM nas Autarquias – Guia Compreensivo para a Implementação do BIM” que tem como principal ambição sensibilizar as Autarquias para a temática do Building Information Modelling (BIM).

“A transformação digital que se faz sentir de forma generalizada, surge na indústria da construção como uma mudança incontornável, que poderá trazer ganhos efetivos em eficiência, rigor e transparência. A transição para o contexto digital é, contudo, um desafio complexo, que deve merecer especial atenção.”


O presente documento surge, neste contexto, como uma linha orientadora para a implementação da digitalização da construção e das infraestruturas, e em particular do BIM.


“A metodologia BIM levanta desafios complexos, que envolvem diversas áreas de conhecimento que não só as relacionadas com a problemática tecnológica.”


“Assim, a implementação do BIM numa organização deve merecer especial cuidado, recomendando-se a elaboração de uma análise rigorosa da estrutura da organização, dos seus recursos e competências, dos seus processos e métodos de trabalho, do seu enquadramento legal e da infraestrutura tecnológica.


Reconhecendo a complexidade desta forma inovadora de trabalhar e do seu impacto nas organizações, principalmente em organizações tão diversificadas como as Autarquias, torna- -se clara a relevância de um documento de base que defina os conceitos fundamentais, para apoio a iniciativas de implementação BIM numa Autarquia.


É motivação principal deste documento, garantir que qualquer iniciativa de implementação do BIM nas Autarquias tenha condições para seguir as melhores práticas internacionais, acreditando-se que, se assim for, existirão condições para uma implementação progressiva do BIM na indústria nacional.”


Pode aceder ao documento completo aqui.


A realização e publicação deste documento foi coordenada por António Aguiar Costa, Research, Development and Innovation Director do BUILT CoLAB, e contou com a contribuição de vários profissionais e académicos do BIM em Portugal: Miguel Azenha, João Poças Martins, Ricardo Pinho, Luís Ribeirinho, Marta Campos, Inês Rodrigues e Ricardo Cunha Reis. O prefácio é da autoria de Fernando F. S. Pinho, Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Civil da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Partilhar Insight

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.