/
/
Rumo à Implementação de Sistemas Inteligentes de Otimização para a Gestão de Processos na Reabilitação de Pavimentos

Rumo à Implementação de Sistemas Inteligentes de Otimização para a Gestão de Processos na Reabilitação de Pavimentos

otimização de reabilitação de pavimentos

A reabilitação de pavimentos, especialmente em contexto de autoestrada, compreende um complexo conjunto de operações desde a fresagem do pavimento degradado até à pavimentação das novas camadas, garantindo, em simultâneo, o menor desconforto possível para os utilizadores.


Além disso, este tipo de reabilitação também se baseia na utilização de equipamentos pesados e com um elevado custo operacional. Apesar de existir um interesse crescente em concluir estas intervenções de reabilitação com custos e durações menores, atualmente, o planeamento deste processo baseia-se principalmente na experiência do engenheiro e poucos têm sido os desenvolvimentos no sentido da sua automatização.


Assim, o estudo promovido pela equipa BUILT CoLAB, Margarida Amândio e Manuel Parente, em conjunto com o Prof. José Neves, aborda o desenvolvimento de um sistema inteligente de otimização baseado numa abordagem evolutiva multi-objectiva (NSGA-II) capaz de apoiar a tomada de decisões no planeamento de intervenções de reabilitação de pavimentos flexíveis minimizando custos e impactes para os utentes.

Ao estabelecer um paralelo com a indústria transformadora, processos de reabilitação como estes podem ser interpretados como uma série de linhas de produção. Assim, o sistema desenvolvido procura simultaneamente minimizar o tempo e o custo, inerentes aos recursos que compõem essas linhas de produção, encontrando a melhor solução de alocação de recursos para a totalidade do processo.


A implementação de um caso de estudo real de reabilitação de pavimentos de uma autoestrada demonstrou que o sistema é capaz de fornecer várias soluções igualmente ótimas de alocação de recursos, e até mesmo descobrir alternativas que não foram inicialmente consideradas.


Estes resultados foram apresentados no evento SEC que decorreu a 19 de maio, no ISEP, cujo resumo alargado pode ser encontrado aqui.

Partilhar Insight

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.