/
/
UNESCO divulga o 2º Relatório de Engenharia.

UNESCO divulga o 2º Relatório de Engenharia.

Capa do 2º Relatório de Engenharia publicado pela UNESCO
O Dia Mundial da Engenharia 2021 (WED2021) assinalou-se no passado dia 04 de Março e teve como tema a “Engenharia para um Planeta Saudável”. A data foi também a escolhida para o lançamento do 2.º Relatório de Engenharia da UNESCO “Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável: Cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.


A comemoração desta data, definida na 40ª Conferência Geral da UNESCO em 2019 e assinalada desde 2020, é uma oportunidade para distinguir as conquistas dos engenheiros e da engenharia no mundo moderno, assim como promover uma melhor compreensão pública de como a engenharia e a tecnologia são centrais para a vida moderna e para o desenvolvimento sustentável. Eles são figuras centrais para o desenvolvimento e implementação de tecnologias e sistemas que alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para os temas da água, energia, ambiente, cidades sustentáveis, resiliência de desastres naturais, entre outras áreas.


O relatório agora divulgado tem como objetivo, como refere o seu sumário inicial, destacar “o papel fundamental da engenharia na realização de cada um dos 17 ODS’s”. Quer mostrar também como “a igualdade de oportunidades é essencial para garantir uma profissão inclusiva e equilibrada em termos de género que possa responder melhor à escassez de engenheiros para a implementação dos ODS’s”.


Este relatório analisa “as inovações de engenharia que estão cada vez mais a serem utilizadas, especialmente tecnologias emergentes como o Big Data e a Inteligência Artificial, cada vez mais cruciais para enfrentar os desafios que a humanidade e o planeta enfrentam”. E analisa ainda “a transformação da educação em engenharia e a capacitação no início da Quarta Revolução Industrial que permitirá aos engenheiros enfrentar os desafios que se avizinham”. Por fim, “salienta o esforço global necessário para fazer face às disparidades regionais específicas, resumindo ao mesmo tempo as tendências da engenharia nas diferentes regiões do mundo”.


Assim, este relatório revela por que razão a “engenharia é crucial para o desenvolvimento sustentável e porque é que o papel dos engenheiros é vital na resposta às necessidades humanas básicas, para aliviar a pobreza, fornecer água e energia limpas, responder a catástrofes naturais, construir infraestruturas resilientes e colmatar a divisão do desenvolvimento, entre muitas outras ações, não deixando ninguém para trás”.


A UNESCO espera que o este relatório seja uma “referência para os governos, as organizações de engenharia, a academia e as instituições de ensino, e a indústria, para forjar parcerias globais e catalisar a colaboração na engenharia, de modo a cumprir os ODS’s”.


No BUILT CoLAB estamos certamente alinhados!


Pode encontrar o relatório completo aqui.


Boa Leitura!

Partilhar Insight

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.