O BUILT CoLAB iniciou recentemente uma colaboração com a Porto Vivo, SRU, com o objetivo de abordar os desafios ambientais da reabilitação e gestão do seu parque edificado.
Considerando que o ambiente construído é responsável por mais de um terço dos impactos ambientais, consumo de materiais e energia, o projeto tem como principais objetivos:
- Desenvolver uma metodologia sistemática de avaliação de impacte ambiental
- Criar um modelo matemático para extrapolação de resultados e para mapear em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) o portefólio do parque edificado da Porto Vivo SRU.
- Identificar estratégias para redução de emissões.
Para isso, vão ser definidos os modelos BIM e efetuada uma Análise de Ciclo de Vida de arquétipos (representando edifícios tipo), seguindo-se a construção de um modelo matemático para avaliação do cenário base para a totalidade do portefólio de edifícios da Porto Vivo, SRU, retratando os impactos atuais. Serão ainda avaliadas alternativas e desenvolvido de um Manual de Boas Práticas, que incluirá estratégias de redução das emissões e projeção do potencial de redução.
Através deste projeto, a Porto Vivo, SRU, vai poder concretizar uma redução mensurável de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), definir uma metodologia replicável para novos projetos, melhorar a eficiência energética e material do seu parque habitacional, e ser um suporte direto às metas de neutralidade carbónica do Município do Porto.
O BUILT CoLAB desenvolverá uma abordagem científica à reabilitação urbana sustentável, continuando a concretização da sua missão de contribuir para a Transição Digital e Sustentável do Setor da AEC.
Ao longo dos próximos meses iremos partilhando aqui e nos restantes canais, a evolução deste projeto.