/
/
Rita Moura representou o BUILT CoLAB na 2.ª Conferência Nacional de Compras Públicas de Inovação

Rita Moura representou o BUILT CoLAB na 2.ª Conferência Nacional de Compras Públicas de Inovação

Rita Moura na Conferencia de Compras Públicas de Inovação
Partilhar Notícia

Rita Moura, Presidente do CA do BUILT CoLAB, esteve na 2.ª Conferência Nacional de Compras Públicas de Inovação tendo sido um dos intervenientes no painel que discutiu a “Relevância das CPI no contexto da organização: visão da oferta e da procura”.

Nessa discussão teve oportunidade de transmitir alguns pontos de vista na ótica do setor AEC:

Do ponto de vista operacional, a construção diferencia-se das restantes indústrias pelo facto do produto da construção ser único e não poder ser totalmente construído, e replicado massivamente, em fábrica. Do ponto de vista do impacto socioeconómico, os empreendimentos de construção são instrumentos de criação de valor, numa ótica social e ambiental, e devem ser avaliados numa perspetiva de ciclo de vida e pelas externalidades geradas a longo prazo.

Pelo impacto que os empreendimentos de construção podem ter e por se desenvolverem num contexto de grande incerteza, tem um elevado potencial para as Compras Públicas de Inovação, permitindo explorar e demonstrar soluções inovadoras que respondam aos grandes desafios que a indústria da construção enfrenta, quer ao nível da concretização de planos de investimentos ambiciosos, quer ao nível dos desafios globais (alteração climática, crises sanitárias, guerra, catástrofes).

Por isso, concluiu dizendo que «isto só se consegue com um trabalho conjunto com todos os stakeholders, desenvolvendo uma relação de grande abertura, transparência e sobretudo confiança, entre todos».

Este evento foi co-organizado pela ANI e o IMPIC, no âmbito das atividades do Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação – Procure+i e teve como principal objetivo promover a sensibilização nacional para o tema, encorajar e desmistificar a prática de CPI, divulgar e discutir as iniciativas nacionais de CPI e as atividades realizadas pelo Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação – Procure+i.

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.