O BUILT CoLAB estabeleceu recentemente uma parceria com a FAUP para o desenvolvimento de um plugin para Autodesk Revit que permite aos profissionais do sector AEC a modelação de estruturas estereotómicas em ambientes BIM.
Esta parceria decorreu no âmbito do STBIM – StereotomicBIM, um projeto exploratório com financiamento da FCT, cujo principal objetivo de investigação é a exploração da edição de elementos estereotómicos diretamente nos fluxos de trabalho BIM usando ferramentas paramétricas, classes de objetos específicos e lógica de subdivisão semelhante aos componentes existentes de paredes ou lajes, para os designers poderem incorporar intuitivamente arcos e abóbadas nos seus projetos, eliminando a desconexão técnica entre a lógica estereotómica e o software que utilizam diariamente.
Neste âmbito o BUILT CoLAB focou-se numa solução para quem utiliza software Autodesk Revit. Este plugin permite gerar, editar e exportar estruturas estereotómicas compostas por aduelas e saiméis. Após a criação de uma estrutura padrão, é possível modificar as suas características geométricas através de uma interface intuitiva na qual o utilizador pode definir o tipo de curva da estrutura, selecionar o método de divisão e ajustar parâmetros como a altura da estrutura, a largura e espessura das aduelas.
O plugin foi também pensado para apoiar a integração de fluxos BIM orientados à produção e ao fabrico digital, organizando a abóbada em aduelas individualizados e totalmente parametrizáveis, mantendo ao mesmo tempo a sua relação geométrica e construtiva com o conjunto da abóbada, facilitando assim a passagem direta para o fabrico ou prototipagem dentro de um processo BIM coordenado.
O projecto STBIM é liderado por Pedro de Azambuja Varela e o trabalho é desenvolvido no DFL – Digital Fabrication Laboratory da FAUP.
Pode consultar informação completa sobre o STBIM aqui.
Em breve este plugin será disponibilizado de forma gratuita na Autodesk Store.
Fique atento!
Caso pretenda contactar-nos, pode fazê-lo através do email info@builtcolab.pt
