Realizou-se no dia 20 de março de 2025 a reunião plenária da CT197 BIM, a Comissão Técnica de Normalização de Building Information Modelling, que é coordenada pelo BUILT CoLAB como ONS – Organismo de Normalização Setorial.
Nesta reunião, os membros da CT197 ficaram a conhecer os avanços e esforços do grupo ao nível da normalização da metodologia BIM e elegeram também o seu novo Presidente.
No processo de votação, Paula Couto, do LNEC, foi eleita presidente da CT197, e irá, assim, liderar e gerir esta Comissão Técnica durante os próximos 3 anos, dando continuidade ao trabalho de normalização e dinamização da metodologia BIM.
Um agradecimento especial a António Aguiar Costa, que cessa funções, pelo seu compromisso e dedicação durante o seu período de presidência. O seu contributo foi fundamental para o avanço de diversas normas que em breve serão publicadas, impactando positivamente o setor.
Principais pontos da agenda desta reunião:
• Revisão do ponto de situação dos trabalhos desenvolvidos;
• Votação da tradução da Norma EN ISO 22014:2024;
• Eleição do novo Presidente da CT197-BIM;
• Aprovação de novos membros;
• Nomeação de especialistas para grupos de trabalho internacionais;
• Outros assuntos.
A ONS BUILT CoLAB agradece a todos os membros da CT197 que continuam a dedicar o seu tempo para apoiar a evolução da normalização e implementação da metodologia BIM em Portugal, e que, ao reforçarem o seu compromisso com os trabalhos em curso, continuarão a contribuir para que o setor AEC tenha acesso a normas traduzidas em português, facilitando a sua adoção e implementação.