/
/
BUILT CoLAB realiza teste piloto para estimativa parametrizável do consumo de combustível de camiões em obras de infraestruturas

BUILT CoLAB realiza teste piloto para estimativa parametrizável do consumo de combustível de camiões em obras de infraestruturas

Teste Piloto Consumo de Combustível
Partilhar Notícia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No projeto e execução de obras de infraestruturas, a alocação de equipamentos e trabalhadores nas diferentes frentes de obra tem um impacto francamente notório nos custos. Sendo o consumo de combustível um dos fatores com maior impacte, torna-se relevante a sua previsão e monitorização precisa em diferentes cenários de carga, percurso (sinuosidade, distância, etc.) ou regularidade/constituição do pavimento. É por esta razão que surgiu este projeto piloto de estimativa parametrizável do consumo de combustível de camiões em obras de infraestruturas no BUILT CoLAB.


A digitalização na Construção é uma das principais apostas do BUILT CoLAB e este é um exemplo das vantagens da sua utilização. A sensorização, aplicação de algoritmos de machine learning e comunicação em tempo real, permite a estimação e monitorização dos consumos de cada equipamento de uma forma realística. Esta abordagem é não invasiva e agnóstica ao fabricante e modelo do equipamento em que é aplicada, uma vez que não depende da existência de sistemas inteligentes adicionais instalados no veículo.


Neste momento o primeiro protótipo encontra-se a recolher dados num veículo de transporte de materiais, onde estão a ser registados para permitir o treino do algoritmo de machine learning. Graças ao desenvolvimento de um mecanismo de comunicação e sincronização remoto dos dados recolhidos, foi possível analisá-los e concluir, desde já, que existe uma forte correlação entre os dados recolhidos e o consumo de combustível, o que permitiu validar a hipótese formulada abrindo caminho para um modelo realmente adaptado e fidedigno.


Este projeto inseriu-se num projeto de estágio do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do aluno Manuel Sampaio, onde se envolveram Gonçalo Pereira (IoT Specialist), Manuel Parente (Head of AI) e João Moutinho (Business Director) do BUILT CoLAB e conta com a colaboração do Instituto Superior Técnico (IST) e da JJR que, no âmbito do estágio, forneceu todo o apoio à experiência (veículo, recolha de dados, execução de procedimentos experimentais).

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.