AllBuilding Digital TransitionDigital Twin

AUTOMATION – digitAl prodUcTion OptiMizATION

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O projeto AUTOMATION tem como objetivo a criação de uma Arquitetura de Sistema de Otimização e Digital Twin que permite monitorizar e controlar em tempo real as atividades de construção (utilizando qualquer dispositivo portátil), ao mesmo tempo que fornece constantemente ao utilizador várias alternativas correspondentes à distribuição ótima de recursos ao longo de todas as fases de um projeto de construção.

As ações de suporte à decisão do sistema tomam em consideração vários parâmetros de otimização em simultâneo – otimização multi-objectivo – que podem ser personalizáveis em função das preferências dos utilizadores e/ou das especificações do projeto, entre os quais se pode destacar os custos de construção, a duração da construção, as emissões de carbono, entre outros.

Uma vez que qualquer construção é tipicamente suscetível a ocorrências imprevistas (i.e., avaria de equipamentos, condições atmosféricas desfavoráveis, estimativa inicial imprecisa da produtividade de equipas ou motivos externos) é imperativo que se proceda constantemente a ajustes (ou reorganizações) do fluxo de trabalho numa frente de construção, de modo a garantir a utilização ótima dos recursos mecânicos e humanos ao longo do projeto.

Por este motivo, o AUTOMATION tem como objetivo apoiar a tomada de decisão ao longo das várias fases de um projeto, incluindo não só as fases de concurso, projeto e planeamento, na qual fornece ao utilizador várias soluções referentes à melhor utilização dos seus recursos (desde o orçamento ao planeamento – incluindo os custos e durações correspondentes); mas também durante a fase de construção, na qual a constante monitorização dos recursos e a reavaliação da sua alocação a tarefas é de extrema relevância na ótica do aumento da produtividade e competitividade das empresas.

Esta monitorização de recursos durante a fase de construção, apoiada nas tecnologias de sensorização inteligente, permite ao sistema responder de imediato a variações de produtividade dos equipamentos de construção e de equipas de produção, fornecendo sugestões de ajustes à alocação destes recursos quando necessário, de modo a garantir continuamente as condições ótimas de trabalho. O output destes ciclos de re-otimização pode ainda ser transmitido automaticamente aos encarregados e operadores in situ, de acordo com as preferências do utilizador e respeitando as melhores práticas de user experience suportadas por interfaces de uso simples e amigável.

otimização da digitalização para a construção com a solução AUTOMATION do BUILT CoLAB

Principais Atividades

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.