O “Guia BIM nas Autarquias” vai ser apresentado à indústria no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 17h30, num Webinar promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros.
Este seminário online tem como principal objetivo apresentar o Guia e aprofundar a discussão em torno do desafio da implementação da digitalização em contexto local e regional.
O documento a ser apresentado resulta de um projeto coordenado pelo Research, Development and Innovation Director do BUILT CoLAB, António Aguiar Costa (Presidente da CT197-BIM), e teve como objetivo sensibilizar as autarquias para a temática do Building Information Modelling (BIM). Contou ainda com a contribuição de vários profissionais e académicos do BIM em Portugal. Este grupo de trabalho procurou definir os conceitos fundamentais para apoio a iniciativas de implementação BIM numa Autarquia, tendo em conta a complexidade desta forma inovadora de trabalhar e do seu impacto nas organizações, principalmente em organizações tão diversificadas como estas.
Assim, o “BIM nas Autarquias” poderá ser considerado como uma linha orientadora para a implementação da digitalização da construção e das infraestruturas, e em particular do BIM. Para conhecer com maior profundidade o resultado, pode ler o documento na íntegra, consultando o nosso website aqui.
De referir que o evento vai contar com a participação de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE, Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, Miguel Azenha, docente na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Ricardo Veludo, Vereador do Planeamento, Urbanismo e Relação com o Munícipe da Câmara Municipal de Lisboa, António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb Urbanismo e Habitação, EM, Rita Moura, Presidente do Cluster AEC, Jorge Meneses, Presidente da Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores, e ainda Fernando Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil.
A participação no evento é gratuita, mas a inscrição é obrigatória até ao dia 25 de janeiro e deve ser efetuada aqui.