/
/
Artigo “A Geotecnia nos Pavimentos e Vias-Férreas e Prospetivas para a Era Digital”

Artigo “A Geotecnia nos Pavimentos e Vias-Férreas e Prospetivas para a Era Digital”

Artigo Geotecnia

Foi publicado um novo artigo da co-autoria de Manuel Parente, Head of AI do BUILT CoLAB, com o título “A Geotecnia nos Pavimentos e Vias-Férreas e Prospetivas para a Era Digital”.


Este artigo foi escrito em conjunto com António Gomes Correia (ISISE, Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Minho), José Neves (CERIS, Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e Eduardo Fortunato (Departamento de Transportes, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).


A sua publicação ocorreu em 30 de julho de 2021, na Revista Geotecnia nº 152, e está disponível em formato aberto na Plataforma IMPACTVM – plataforma web de revistas académicas que visa promover o conhecimento científico produzido nos países de língua portuguesa.

RESUMO
O artigo tem como objetivo apresentar as principais contribuições da geotecnia e da era digital nos pavimentos e nas vias-férreas, com importância nas várias fases do ciclo de vida (projeto, construção, operação e manutenção). Neste contexto são apresentados aspetos da caracterização e modelação dos geomateriais e sua influência no desempenho dessas estruturas, através da demonstração de resultados de ensaios de laboratório e “in situ”. No que diz respeito à digitalização que caracteriza a indústria na atualidade (Indústria 4.0), são descritas algumas das maiores potencialidades que as áreas da otimização e das tecnologias de informação e comunicação podem ter na gestão e alocação inteligente de recursos em ambientes dinâmicos, tais como as terraplenagens, bem como nos sistemas de gestão de pavimentos, para além do recurso ao BIM ao longo das fases de projeto. Acresce ainda a integração de materiais com capacidade de auto-sensorização que constituirão as estruturas inteligentes do futuro.

Consulte o artigo completo aqui.

Partilhar Insight

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.