/
/
Portugal 2030 – Enquadramento Estratégico

Portugal 2030 – Enquadramento Estratégico

Estratégia Portugal 2030

O Ministério do Planeamento publicou recentemente o documento “Estratégia Portugal 2030” que faz o enquadramento estratégico que se pretende para Portugal definindo onde se quer chegar. Este documento tem como base de inspiração a «“Visão estratégica para o plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030” desenvolvida pelo Professor Doutor António Costa Silva por solicitação do Governo português e que foi objeto de um amplo processo de debate e auscultação pública».

Este documento é de grande importância para o BUILT CoLAB, uma vez que, na qualidade de Laboratório Colaborativo, é o documento que orienta as nossas áreas prioritárias de investigação, nomeadamente no que diz respeito à suas orientações ao nível da digitalização, inovação e transição climática. Por isso consideramos útil a sua publicação no nosso website e acreditamos que seja útil também para outras organizações que pretendam estabelecer uma estratégia de investigação.


De acordo com a introdução efetuada no documento, a estratégia definida «encontra-se alinhada, no contexto europeu, com a nova Agenda Estratégica da União Europeia(EU) para o período de 2019 a 2024, adotada pelo Conselho Europeu em 20 de junho de 2019, complementada com o Plano de Recuperação da Europa, apresentado pela Comissão Europeia a 27 de maio de 2020 e aprovado pelo Conselho Europeu em julho, que visa preparar o futuro e criar as condições de crescimento após a crise desencadeada pela doença COVID-19, e no contexto internacional, com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, aprovada na Cimeira da Organização das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015 e em vigor desde 2016».


«A nível nacional, reflete igualmente as grandes linhas do Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), do Plano de Ação para a Transição Digital (Portugal Digital), do Plano Nacional Energia e Clima 2030, do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNEC2030), do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), do Programa de Valorização do Interior e do Programa Internacionalizar2030, documentos de natureza estratégica que se destacam pela sua relevância de entre os muitos que têm vindo a ser aprovados».


O documento está disponível para leitura completa aqui.

Partilhar Insight

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.