/
/
Projeto OPTIMIZE propõe otimizar o Design e Construção de projetos complexos

Projeto OPTIMIZE propõe otimizar o Design e Construção de projetos complexos

Projeto OPTIMIZE propõe otimizar o Design e Construção de projetos complexos

Com a utilização de abordagens algorítmicas e workflows integrados para a otimização de projetos, pretende-se dar resposta a uma necessidade cada vez maior nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Nos últimos anos, os avanços nas ferramentas computacionais têm permitido aos arquitetos desenvolver projetos cada vez mais complexos, o que tem vindo a gerar novos desafios na indústria da arquitetura, engenharia e construção. Muitos destes projetos apresentam formas complexas, difíceis de representar e analisar, podendo o seu desenvolvimento e realização ser difícil e dispendioso usando meios tradicionais. Novos desafios exigem soluções novas e inovadoras, o que tem levado empresas pioneiras de arquitetura e engenharia a integrar equipas de investigação na sua prática para o desenvolvimento de métodos e soluções exclusivas e inovadoras para os problemas próprios da empresa, impulsionando a inovação no sector da construção.

O Projeto OPTIMIZE do BUILT CoLAB pretende preencher a lacuna para empresas sem equipas de investigação integradas, oferecendo apoio computacional para o design, desenvolvimento e construção de projetos complexos, assegurando a sua realização de forma economicamente acessível e sustentável. Através do desenvolvimento de software e soluções customizadas, o BUILT CoLAB buscará atender às necessidades específicas dos seus clientes, otimizando workflows existentes nas empresas e propondo novas soluções para problemas de projeto e construção, baseadas numa forte componente de investigação, computação, e tecnologia de ponta. Especializado em design computacional, análise de desempenho, otimização, automatização e fabricação digital, o BUILT COLAB irá promover um workflow integrado do design à fabricação de forma a enfrentar desafios de projeto complexos de forma fluida e eficiente.

Atualmente, o Projeto OPTIMIZE está a desenvolver um workflow otimizado do design à construção da cúpula de vidro do edifício de escritórios EDGE Amsterdam West (https://cie.nl/page/1198/edge-amsterdam-west?lang=en). Cobrindo o átrio central do edifício, a cúpula esférica é composta por uma grelha triangular de perfis de suporte e painéis de vidro. Para evitar alterações manuais trabalhosas e morosas, a cúpula pode ser inteiramente modelada algoritmicamente e parametricamente, i.e., usando algoritmos para representar e gerar automaticamente o modelo 3D e permitindo que este seja ajustado de forma a manter todas as relações de dependência entre os elementos.

Através deste modelo algoritmo e paramétrico, o padrão da triangulação pode ser ajustado e estruturalmente otimizado ao longo do desenvolvimento do projeto e o posicionamento dos nós da estrutura pode ser uniformizado para reduzir o número de perfis de suporte metálicos e painéis de vidro diferentes para facilitar o processo de fabricação e reduzir os custos de construção sem sacrificar o desempenho estrutural da estrutura. Finalmente, modelando algoritmicamente todos os detalhes do modelo com Building Information Modelling (BIM), este poderá ser usado para extrair e gerar automaticamente toda a documentação e desenhos técnicos necessários para o planeamento da construção e montagem da cúpula.

Em breve partilharemos informações mais detalhadas sobre o Projeto, dando conta da sua evolução e aplicação prática em exemplos reais.

Partilhar Insight

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin