/
/
Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial – Primeiros Resultados

Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial – Primeiros Resultados

Agendas Mobilizadoras BUILT CoLAB
Partilhar Notícia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Agenda Mobilizadora “Industrialização da Construção – Do ‘estaleiro’ para a ‘fábrica’, um novo paradigma do setor para o século XXI” na qual o BUILT CoLAB participa foi, no dia 29 de novembro de 2021, avaliada com “Muito Bom” e passou assim para a segunda fase do escrutínio.

Esta agenda, resultante de um concurso de ideias para o PRR, conseguiu assim ver reconhecida a importância para a economia, sustentabilidade e resiliência nacional e foi uma das eleitas de um processo de candidatura com uma adesão nunca vista antes.

A candidatura, liderada pela Mota-Engil em parceria com a Teixeira Duarte, é composta por um consórcio de 22 entidades que se propõe mudar a forma como se constrói em Portugal, promovendo assim a industrialização” do setor da construção, conceito inovador até agora não verdadeiramente explorado. As tecnologias digitais serão assim o elemento capaz de despoletar as necessárias transformações, desde a modernização dos processos até ao esforço conjunto necessário à Twin Transition. Em termos gerais, a Agenda abraça várias áreas conexas com a modularização e a automatização da produção fora do local da obra (offsite), a automatização da montagem no local, a diminuição do tempo de construção e dos custos associados, a adoção de novos processos e materiais, a digitalização de produtos e processos e, ainda, a segurança no local de trabalho e a sustentabilidade da totalidade do ecossistema subjacente ao setor da construção.

Esta candidatura decorre do Aviso N.º 01/C05-i01/2021, que convida à manifestação de interesse para desenvolvimento de projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial. A dotação afeta ao presente concurso é de 930 milhões de euros, dos quais 558 milhões de euros estão alocados para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e 372 milhões de euros para as Agendas Verdes.

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.