/
/
Prémios Excelência BIM 2021 já foram atribuídos

Prémios Excelência BIM 2021 já foram atribuídos

Vencedores dos Prémios Excelência BIM 2021
Partilhar Notícia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Excelência BIM 2021, uma edição que, de acordo com o Júri, demonstra que a maturidade digital da indústria nacional tem evoluído de forma extremamente positiva, demonstrada pela qualidade geral de todas as candidaturas avaliadas.


Os vencedores foram:
• Prémio “Simulação e Projeto” – COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente
• Prémio “Planeamento e Construção” – HCI – Construções, S.A.
• Prémio “Gestão do Ambiente Construído” – Parques de Sintra – Monte da Lua, SA


Foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas:
• Menção Honrosa “Maturidade Digital Demonstrada” – Quadrante – Engenharia e Consultoria SA
• Menção Honrosa “Grau de Inovação” – TPF – Consultores de Engenharia e Arquitetura SA
• Menção Honrosa “Impacto na Indústria” – VIC – Properties
• Menção Honrosa “Adequação Metodológica” – DCS – Digital Construction Services (by Engexpor)

No relatório final de avaliação, o Júri que atribuiu estes prémios nota que, influenciado pelas consequências da pandemia, “a digitalização, a sustentabilidade e a responsabilidade social, tornaram-se vetores de transição prioritários, que exigem da indústria verdadeiras demonstrações de excelência”. Para além disso, “as candidaturas recebidas demonstraram que a maturidade digital da indústria nacional tem evoluído bastante, sendo inequívoca a qualidade geral de todos os candidatos que se apresentaram a concurso”. Por isso, e concluindo, todos os envolvidos no processo, “reconhecem em todas as candidaturas os líderes da mudança”.


O anúncio foi feito numa cerimónia virtual pública transmitida em direto no canal de YouTube do BUILT CoLAB no final do TechOnBUILT WebTalk’Series sobre “A Obrigatoriedade do BIM na Construção”, que pode rever aqui.


Os vídeos que originaram a atribuição destes prémios estão disponíveis para visualização aqui.


O Júri foi composto por representantes de instituições de referência do Setor AEC: Claúdia Antunes (Ordem dos Arquitetos), Fernando Pinho (Ordem dos Engenheiros), Francisco Teixeira Bastos (Instituto Superior Técnico), João Poças Martins, (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Miguel Azenha (Universidade do Minho), Paula Couto (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e Rita Moura (Cluster AEC/PTPC).


Recordamos que o Prémio Excelência BIM foi criado pela CT197-BIM, a Comissão Técnica de Normalização BIM Nacional, constituída por dezenas de especialistas voluntários que contribuem para a normalização BIM. Em 2021, juntaram-se a esta iniciativa o BUILT CoLAB, o Cluster AEC e a PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, com o objetivo de promover as boas práticas e sensibilizar a indústria e a administração pública para a necessidade da transição digital na construção.

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.