/
/
DIGITALbuilt – Pólo de Inovação Digital para o Ambiente Construído.

DIGITALbuilt – Pólo de Inovação Digital para o Ambiente Construído.

DIGITALbuilt-polo-inovacao-digital-builtcolab
Partilhar Notícia

Está em avaliação uma candidatura submetida ao “Aviso 01/2020 – Reconhecimento de Polo de Inovação Digital e de acesso à Rede Europeia” para a criação do DIGITALbuilt, um Polo de Inovação Digital (Digital Innovation Hub) que unifica três setores na temática do Ambiente Construído: Arquitetura, Engenharia e Construção, Recursos Minerais e Ferrovia. Os três Clusters, juntaram-se assim para desenvolver esta iniciativa e oferecer às PMEs e à Administração Pública serviços de transformação digital, capacitação, inclusão digital, apoio à procura de financiamento e de intermediação, para aumentar a competitividade, sustentabilidade e eficiência destes setores.

Este balcão único, numa lógica “one-stop-shop” para as PME e para a Administração Pública é coordenado pelo Cluster AEC e gerido com os outros dois Clusters (Recursos Minerais e Plataforma Ferroviária Portuguesa). Conta ainda com a parceria do BUILT CoLAB, de Centros de Interface Tecnológica (ITECONS, StoneCITI e brevemente o Centro de Competências Ferroviárias) e com outras entidades de suporte (FI GROUP e FNWAY).

Será um Polo com uma forte aplicação Sectorial que apostará nas competências da Inteligência Artificial, Simulação, Sistemas Ciberfísicos (IoT), Soluções Digitais ou de Interoperabilidade para o Setor Público, Materiais Avançados, Cibersegurança, Ciência de Dados, Big Data, Blockchain, Cloud Computing e Soluções de Conectividade. Muitas destas competências, serão disponibilizadas ao mercado numa abordagem única e altamente aplicada (e portanto muito eficiente) à problemática específica da temática do Ambiente Construído.

O DIGITALbuilt está também de momento a colaborar na elaboração de parcerias internacionais para a candidatura da rede de European Digital Innovation Hubs (EDIHs) e à criação de Corredores Internacionais de Digital Innovation Hubs.

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.