/
/
Publicados novos Manuais ENCPE 2020 com o contributo do BUILT CoLAB

Publicados novos Manuais ENCPE 2020 com o contributo do BUILT CoLAB

Estratégia Ecológica para a Construção de Estradas no âmbito da Estratégia ENCPE 2020
Partilhar Notícia

O BUILT CoLAB participou na elaboração de um dos novos Manuais para a Contratação Pública Ecológica, publicados no âmbito da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2020 – ENCPE 2020 com o contributo de Paulo Fonseca, Executive Director, que representou também o Cluster AEC.

Esta colaboração incidiu no Manual “Conceção, construção, reabilitação e conservação de estradas”, cuja coordenação foi efetuada pelo IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, e a edição esteve a cargo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente (Equipa Técnica ENCPE 2020).


O envolvimento BUILT CoLAB nesta iniciativa é um contributo para a sustentabilidade no setor AEC em particular, e para a transição climática como um todo, tal como está definido na missão que levou à sua constituição.


Para além do referido Manual, que pode ser encontrado aqui, foram ainda publicados outros seis novos manuais para outros setores de atividade: Produtos e serviços têxteis; Serviços de limpeza de interiores; Sistemas Sanitários; Iluminação pública e semáforos; Manutenção de Espaços Públicos e Mobiliário. Estes Manuais juntam-se a outros cinco publicados anteriormente. Na sua globalidade estes documentos orientadores têm como objetivo serem a base para dotar a Administração Pública de uma ferramenta importante em matéria de compras públicas sustentáveis, sendo ainda um importante contributo para os objetivos da Economia Circular.


Estes manuais juntam-se ao Acordos-Quadro em vigor que contemplam critérios ecológicos, para que grande maioria dos bens e serviços prioritários possa ser adquirida por todas as entidades adjudicantes de forma sustentável.


Recordamos que o propósito essencial da ENCPE 2020 é o de se constituir como um instrumento complementar das políticas de ambiente, concorrendo para a promoção da redução da poluição, a redução do consumo de recursos naturais e, por inerência, o aumento da eficiência dos sistemas.

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.