Insights

O IoTASK converte equipamentos “pouco inteligentes” e “desligados” em sistemas inteligentes, digitais e conectados.
O projeto AUTOMATION tem como objetivo a criação de uma Arquitetura de Sistema de Otimização e Digital Twin que permite monitorizar e controlar em tempo real as atividades de construção (utilizando qualquer dispositivo portátil), ao mesmo tempo que fornece constantemente ao utilizador várias alternativas correspondentes à distribuição ótima de recursos ao longo de todas as fases de um projeto de construção.
A realidade virtual e aumentada tem sido progressivamente utilizada em todas as indústrias e tem um grande potencial na indústria AEC. No BUILT CoLAB, pretendemos desenvolver soluções inovadoras de apoio ao design digital colaborativo, construção virtual e gestão aumentada do ambiente construído.
O projeto SMILE visa desenvolver um ambiente digital para gerir os dados dos edifícios, ligados ao BIM e ao IoT. Este ambiente digital vai integrar um motor de inteligência para otimizar a operação, exploração e gestão de edifícios - Optimization for Buildings.
Os Diários de Construção são modelos de informação de edifícios, que melhoram o acesso à informação dos Gestores de Instalações (FMs) ou outros responsáveis pela gestão de edifícios, permitindo-lhes melhorar o funcionamento do seu edifício. Especificamente, fornecem um local para registar o desempenho energético em curso, o que deve ajudar a melhorar a eficiência energética - um Buildong Logbook.
Para promover a inovação em regiões menos desenvolvidas, que é uma das prioridades estratégicas nacionais, o BUILT CoLAB vai analisar a criação de um IIG focado no Alentejo. Vários programas de financiamento podem apoiar a criação de tal iniciativa, que deverá incidir na formação e modelação e simulação digitais.
Este IIG tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma de colaboração para a indústria, baseada no software Trimble Connect. O BUILT CoLAB implementará um “frontend” específico e desenvolverá alguns modelos para adaptar a plataforma de colaboração aos padrões e diretrizes existentes. A plataforma será distribuída no setor, para promover a colaboração digital e práticas inovadoras de gestão de documentos.
Uma utilização em evolução para scanners a laser é a implementação dinâmica de digitalizações para avaliar as fases de construção. O termo "scan-to-BIM" é usado para todas as aplicações de digitalizações que carregam dados diretamente nos esquemas BIM.
Atualmente, os projetos de design estão a tornar-se mais complexos, e o número de elementos e diferentes componentes tende a aumentar. Isto leva a custos de construção crescentes, que podem ser otimizados.
Este IIG responderá à crescente procura de uma plataforma de licenciamento eletrónico para os municípios, que apoiará os processos de ciclo de vida do projeto de construção.

Para proporcionar uma melhor experiência no nosso website, nós utilizamos cookies. Ao continuar a utilizar o nosso website assumimos que aceita a utilização de cookies.