All

A realidade virtual e aumentada tem sido progressivamente utilizada em todas as indústrias e tem um grande potencial na indústria AEC. No BUILTCoLAB, pretendemos desenvolver várias soluções inovadoras de apoio ao design digital colaborativo, construção virtual e gestão aumentada do ambiente construído.
O projeto SMILE visa desenvolver um ambiente digital para gerir os dados dos edifícios, ligados ao BIM e ao IoT. Este ambiente digital vai integrar um motor de inteligência para otimizar a operação, exploração e gestão de edifícios.
Os Diários de Construção são modelos de informação de edifícios, que melhoram o acesso à informação dos Gestores de Instalações (FMs) ou outros responsáveis pela gestão de edifícios, permitindo-lhes melhorar o funcionamento do seu edifício. Especificamente, fornecem um local para registar o desempenho energético em curso, o que deve ajudar a melhorar a eficiência energética.
Para promover a inovação em regiões menos desenvolvidas, que é uma das prioridades estratégicas nacionais, o BUILTCoLAB vai analisar a criação de um IIG focado no Alentejo. Vários programas de financiamento podem apoiar a criação de tal iniciativa, que deverá incidir na formação e modelação e simulação digitais.
Esta iniciativa incidirá no desenvolvimento de uma plataforma de colaboração para a indústria, baseada no software Trimble Connect. O BUILTCoLAB implementará um “frontend” específico e desenvolverá alguns modelos para adaptar a plataforma de colaboração aos padrões e diretrizes existentes. A plataforma será distribuída no setor, para promover a colaboração digital e práticas inovadoras de gestão de documentos/modelos.
Uma utilização em evolução para scanners a laser é a implementação dinâmica de digitalizações para avaliar as fases de construção. O termo "scan-to-BIM" é usado para todas as aplicações de digitalizações que carregam dados diretamente nos esquemas BIM.
Atualmente, os projetos de design estão a tornar-se mais complexos, e o número de elementos e diferentes componentes tende a aumentar. Isto leva a custos de construção crescentes, que podem ser otimizados.
Este IIG responderá à crescente procura de uma plataforma de licenciamento eletrónico para os municípios, que apoiará os processos de ciclo de vida do projeto de construção.
Este IIG centra-se nos desenvolvimentos existentes, iniciados por Ruben Santos na sua tese de doutoramento (supervisionada por António Aguiar Costa e José Silvestre). O trabalho original criou um plugin para o Revit calcular o LCA de um edifício.
A Positiv Building Technology é uma nova abordagem ao design, baseada em novos conceitos metodológicos e instrumentos tecnológicos inovadores. Visa criar uma estreita ligação entre o design do edifício, a simulação e a tecnologia.